Engenharia Sustentável
UFMG
EM BREVE

Digite sua senha para ver o site:

Cobre

Tamanho da letra:
Compartilhe:

O cobre é um metal muito importante em aplicações de engenharia, sendo utilizado em condições de metal puro (com teores muito baixos de impurezas) ou na forma de ligas. O cobre na forma de metal puro possui estrutura cristalina cúbica de faces centradas (CFC), ponto de fusão de 1085°C, densidade de 8,93g/cm3, módulo de elasticidade de cerca de 110GPa, elevada condutividade térmica e elétrica (após a prata, o cobre é o melhor condutor de calor e eletricidade), boa resistência à corrosão em diversos ambientes (como o ambiente atmosférico e marinho), boa ductilidade, facilidade de conformação mecânica a frio e resistência mecânica mediana.

As propriedades mecânicas e de resistência à corrosão do cobre podem ser melhoradas por elementos de liga. Muitas ligas de cobre não podem ser endurecidas por meio de tratamentos térmicos. Por isso, mecanismos usuais de aumento da resistência mecânica são o endurecimento por trabalho a frio e por solução sólida.

Existem centenas de ligas de cobre com elementos como zinco, níquel, estanho, alumínio, manganês, fósforo, berílio, cromo, ferro e chumbo. Dentre as principais aplicações do cobre na construção civil, destaca-se o seu emprego em fios e cabos para condução de energia elétrica. Nesse caso, mais comum é o uso do cobre de alta pureza (normalmente, o cobre eletrolítico). As ligas de cobre (principalmente latões e bronzes) são muito utilizadas na fabricação de tubulações (para condução de água potável, gás, água quente e água fria) e de suas conexões rosqueáveis e soldáveis. Essas ligas também são utilizadas como componentes de sistemas de combate a incêndio (hidrantes, sprinklers) e de sistemas de aquecimento (solar, a gás e elétrico) e, adicionalmente, na confecção total ou parcial de ferragens para esquadrias (fechos, puxadores, fechaduras, dobradiças, etc.) e de metais sanitários (válvulas, torneiras e acessórios).