Engenharia Sustentável
UFMG
EM BREVE

Digite sua senha para ver o site:

Zinco

Tamanho da letra:
Compartilhe:

O zinco, na forma de metal puro, possui estrutura cristalina hexagonal compacta (HC), ponto de fusão baixo de 420°C, densidade de 7,14g/cm3, módulo de elasticidade de cerca de 95.000MPa, condutividade térmica razoável, pequena dureza e boa maleabilidade, sendo, assim, um metal com facilidade de moldagem e de conformação mecânica (pode ser laminado em chapas e trefilado em fios). Possui boa resistência à corrosão quando exposto ao ambiente atmosférico, sendo, contudo, reativo com ácidos (como clorídrico e sulfúrico).

O zinco caracteriza-se por um baixo potencial de oxidação (potencial padrão de eletrodo). Por isso, é muito utilizado para revestir metais de potencial mais alto (principalmente o aço), conferindo-lhes uma proteção contra a corrosão eletroquímica. Nesse caso, o zinco é corroído preferencialmente (torna-se um metal de sacrifício) ao substrato revestido que se deseja proteger. O aço galvanizado é um substrato de aço carbono comum que foi revestido por uma fina camada de zinco. O processo de galvanização pode ser feito por simples imersão do substrato de aço em um banho de zinco fundido (galvanização a quente) ou por técnicas de eletrodeposição (galvanização eletrolítica).

Uma das principais aplicações do zinco na  construção civil é exatamente na galvanização de produtos siderúrgicos constituídos por aço carbono comum (aço carbono ou aço carbono-manganês), tais como telhas, chapas lisas ou onduladas, arames, telas comuns ou soldadas, tubos para encanamentos e seus acessórios, elementos de ligação (pregos, parafusos e seus complementos e rebites), calhas, rufos, condutores verticais de águas pluviais e eletrocalhas. Os principais elementos de liga do zinco incluem alumínio, cobre e magnésio. Na construção civil, as ligas à base de zinco são utilizadas principalmente em alguns componentes fundidos de ferragens para esquadrias. O zinco (na forma de óxido) também pode ser utilizado como pigmento em tintas. Como descrito anteriormente, o zinco é componente de outras ligas metálicas, como, por exemplo, das ligda  de cobre-zinco (latões).