Engenharia Sustentável
UFMG
EM BREVE

Digite sua senha para ver o site:

Almofadas ETFE

Tamanho da letra:
Compartilhe:

As almofadas de ETFE são produtos de construção civil constituídos de várias camadas de folhas do polímero ETFE (etilena-tetra-fluoro-etilena, um copolímero de etilina e Teflon), insufladas com ar entre as diferentes camadas e fixadas umas às outras numa armação de alumínio ou aço. Cada camada de ETFE tem uma espessura variando entre 50 e 300 µm(LECUYER, ROBINSON-GAYLE, GALLIOT) e as almofadas estão mantidas cheias de ar abaixa pressão (200-600 Pa) com insuflações intermitentes por um sistema de bomba(LECUYER, ROBINSON-GAYLE).

O ETFE tem como características a transparência, boas propriedades mecânicas e uma densidade pequena, baixando drasticamente o peso das estruturas. Assim, porque os vidros classicamente usados são pesados e quebradiços (versessão precedente), as almofadas de ETFE, com suas altas propriedades, se destacaram como produtos alternativos para a substituição dos vidros em diversas aplicações cíveis tais comotetos transparentes de grandes construções públicas ou também como estufas (LECUYER,ROBINSON-GAYLE, FERNANDEZ).

A baixa densidade e a flexibilidade do ETFE permitiu o desenvolvimento de várias estruturas com painéis de área muito larga que não podiam ser imaginados com um vidro clássico. O material ETFE fez sua aparição nos anos 40, com o patente da empresa americana DuPont pesquisando sobre a fabricação de um material isolante com uma boa resistência a abrasão e não reativo as radiações da luz (LECUYER,SCHIERS). De acordo com uma literatura crescente sobre o uso do ETFE para aplicações em construção civil, esse novo material, e particularmente a produção de folhas de ETFE, teve um impacto extraordinário sobre o design e as performances de novos prédios. Dois exemplos recentes e já famosos são o estádio de futebol Allianz Arena de Munich, na Alemanha (2006),e a piscina nacional de Pequim, na China (2007), fabricada para os jogos olímpicos de 2008(LECUYER, HINZ, WU, GALLIOT). Também o número de projetos sobre as almofadas de ETFE insufladas no mundo inteiro não parou de crescer, e pesquisas sobre o ETFE continuam a diversificar e melhorar suas aplicações e propriedades (GÓMEZ-GONZALEZ).