Engenharia Sustentável
UFMG
EM BREVE

Digite sua senha para ver o site:

Emissão de GEE na produção dos materiais de construção

Tamanho da letra:
Compartilhe:

A produção de materiais de construção emite quantidades significativas de gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa (GEE). Sua principal consequência seria aumentar a temperatura na biosfera acarretando mudanças climáticas, como a elevação do nível dos mares por expansão térmica dos oceanos e degelo das camadas polares. Outros efeitos previstos são aumentos da incidência de fenômenos como furacões, tornados e chuvas torrenciais.

Conforme TAVARES (2006), entre os gases do efeito estufa, estão incluídos: vapor d’água, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), ozônio troposférico (O3) e clorofluocarbonetos (CFC’s). Destes, o CO2 de natureza antropogênica, é o mais importante em termos de efeito radioativo – com aproximadamente 55% das emissões – e também o mais significativo no que se refere à produção dos materiais de construção (BUCHANAN e HONEY, 1994 apud TAVARES, 2006).

 Vale ressaltar que materiais similares podem apresentar emissões diferenciadas ao longo do tempo e em diferentes regiões, sendo sempre importante favorecer, para cada situação específica, a escolha de alternativas associadas às menores emissões e impactos ambientais.